Últimas:   Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada! ...............        Últimas:   Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família ...............        Últimas:   A família VOX ...............        Últimas:   Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro! ...............        Últimas:   Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial ...............        Últimas:   Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização ...............        Últimas:   Por Mares Nunca Dantes Navegados ...............        Últimas:   Silêncio e palavra: caminho de evangelização ...............       

 

 

  

 

    A VOX
    Apresentação
    Estatutos VOX
    Corpos Sociais
    ÁREA PRIVADA
    Inscreva-se na VOX
    Sede

 

    Notícias VOX
    Últimas
    Encontros
    Prémios
    Comunicações

 

    Notícias Associadas
    Europa
    Amércia do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania

 

    Ligações
    Ligações Úteis

 

      Contactos

 

   Tel: +351 218873723

   Telm: +351 960089158

   Fax: +351 218873723

   E-mail: geral@vox-radios.pt

   E-mail Presidente:

   presidente@vox-radios.pt

 


    Rádio Renascença

 

 

 

 Notícia


2011-05-29 19:45:29

Rádios católicas lusófonas rejubilam pela eleição de D. João Carlos como bispo auxiliar do Maputo

Entre participantes no encontro da VOX no Brasil

Não podíamos ficar indiferentes. Por isso, ao tomarmos conhecimento da eleição de D. João Carlos Nunes, como Bispo auxiliar do Maputo, não só nos alegramos, mas acolhemos esta notícia como verdadeiro dom Deus, que nos une em acção de graças, e compromete nos caminhos da nova evangelização, através da opção pastoral pelos meios de comunicação social. Os amigos, ligados a rádios católicas lusófonas, exprimem os seus sentimentos.
Ao saber da nomeação episcopal do padre João Carlos Nunes, pelo Papa Bento XVI, para auxiliar do Maputo, dirigi uma mensagem a todas as rádios lusófonas católicas, e a reacção não se fez esperar. Fi-lo, como presidente da VOX (Associação Mundial das Rádios Católicas de Expressão Portuguesa), em virtude da aposta comum na causa do apostolado radiofónico. Quando estamos na semana que antecede o Dia Mundial das Comunicações Sociais, todos vibramos com esta eleição, que representa uma grande sintonia com as opções superiores da Igreja. Ao conhecer a eleição do novo bispo, com escrevi, “ligado à Rádio Maria-Moçambique, e participante em vários encontros das rádios da VOX, naturalmente que a sua nomeação nos enche de alegria. Por outro lado, todos esperamos que possa ser também uma oportunidade para colocar o assunto das rádios católicas lusófonas a um outro nível”. De facto, continuava, “esta nomeação mexe um pouco com todos nós, pois não é mais uma, num País longínquo, lá para as bandas do Índico. É de um irmão muito próximo de todos nós, num País irmão, comprometido connosco na presença da Igreja e da Boa Nova através das rádios. Que seja mais uma voz para chegar mais longe o Evangelho”.
De Moçambique, o padre Alberto Buque, também ele com ligações às rádios católicas moçambicanas, referiu ainda não haver data de ordenação, mas “o Bispo da Arquidiocese, Dom Francisco Chimoio, apresentou-o a todo o clero, convidado para o efeito no paço arquiepiscopal”. A Ir Fátima Cavate, da direcção da Rádio Ecclesia, em Luanda, manifesta igualmente os seus sentimentos: “Angola alegra-se com a nomeação do Padre João Carlos para Bispo auxiliar de Maputo”, une-se em oração, e envia ”parabéns ao novo Prelado”. Mas o padre Davide Sciocco, da Rádio Sol Mansi (Guiné-Bissau), reagiu, por sua vez: “também aqui da Guiné nos unimos nesta notícia que nos enche de alegria. Entretanto, no Conselho Presbiteral de Bissau, foi marcada a data da ordenação episcopal do Bispo auxiliar de Bissau, dom José Lampra Cá. Será no dia 12 de Novembro (depois do período das chuvas). Rezemos por eles”.
Refere Bento XVI, na mensagem para o Dia Mundial, que está “a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural”. A eleição de D. João Carlos Nunes, acolhida como verdadeiro dom de Deus, não só para a Igreja que está em Moçambique, mas numa dimensão verdadeiramente católica, acompanha esta mudança, pois diz ainda o Santo Padre que “está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão”. É naturalmente o que esperamos com a elevação do novo Bispo ao ministério apostólico, em que a aposta pastoral nos meios de comunicação permita à Igreja um dos instrumentos privilegiados para a nova evangelização que quer levar por diante.

p. Armando Duarte

 

 Útimas notícias do tema

 

2016-03-10 23:34:31

Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada!

 

2015-02-12 18:36:18

Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família

 

2014-10-24 10:30:04

A família VOX

 

2014-03-05 12:04:54

Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro!

 

2014-01-15 00:18:28

Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial

 

2013-01-25 22:37:02

Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização

 

2012-08-16 23:17:13

Por Mares Nunca Dantes Navegados

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2011-04-14 16:05:59

O Director da Rádio Ecclesia viveu a sua Páscoa

 


VOX 2005 - Email: geral@vox-radios.pt

Webmaster

 

    Rádios Associadas
    Europa
    América do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania
 
    Associadas

Em Processo de Adesão:

 

Rádio Timor Kamanek

Timor  Leste

 

 
    ARIC

 © 2017 VOX Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa. Todos os direitos reservados.